terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Paranaenses levam ouro e prata no xadrez nas Olimpíadas Escolares


(Geovani Broday e Elise Kawabata)

Nessa segunda-feira (5) foram conhecidos os campeões do xadrez nas Olimpíadas Escolares, disputada no complexo esportivo da Universidade Positivo em Curitiba. Os paraenses fizeram bonito na competição para alunos de 15 a 17 anos. No feminino, Elise Kawabata, do Colégio Sapiens - Maringá, levou o ouro. Já Geovani Broday, do Colégio Sepam - Ponta Grossa, ficou com a prata. A premiação da modalidade contou com a ilustre presença de um ícone brasileiro do xadrez, Jaime Sunye Neto.

Nas Olimpíadas Escolares o xadrez é disputado apenas na categoria convencional. “Foi um torneio forte, mas curto com apenas cinco rodadas”, avaliou a campeã Elise Kawabata. “Era preciso muita atenção, pois uma derrota comprometia a busca pelo ouro”, acrescentou. “Eu empatei uma e se empatasse na última rodada ficava em quarto lugar”, finalizou a medalhista de ouro.

Elise tem 17 anos e começou a praticar xadrez com 11. Em 2010 ela foi vice nas Olimpíadas Escolares disputada em Goiania. Ela ostenta ainda o bicampeonato geral nos Jogos da Juventude e é a atual campeã dos Jogos Abertos do Paraná. Além disso, no paranaense foi campeã sub 16 em 2010 e vice no sub 18 deste ano. Já no brasileiro sub 18 de 2011 ela ficou na quarta colocação.


Estreando nos Escolares nacional, Geovani Broday, 15 anos, não se contentou com a prata. “Queria o ouro”, disse ele com expressão de que poderia ter ido melhor. Mas Geovani já obteve o pódio máximo este ano em outras competições. Ele foi campeão por equipes nos Jogos da Juventude, em Campo Mourão, e levou ouro no paranaense rápido. No paranaense sub 16, Geovani ficou com o vice em 2011. “Eu jogo desde os dez anos, mas fiquei um tempo sem competir e voltei no ano passado”, explicou. “Quero treinar para buscar o ouro no ano que vem”, avisou o atual vice-campeão.

Fonte: Paraná Esportes

Nenhum comentário:

Postar um comentário