quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Calote Esportivo?

Você sabe o que é um calote esportivo?

Confira o artigo AQUI.

7 comentários:

  1. Gostei muito da colocacao do colunista Ben Hur Chiconato, no artigo que trata de calote esportivo. Infelizmente tenho que concordar com toda a verdade colocada por ele. O problema e' praticamente cultural, e a politica publica BRASILEIRA eh um grande exemplo disso: 'A vida mansa é melhor'. Fatalmente, este tem sido o caminho seguido pelo nosso Brasil, e que eh fortemente influenciado pela nossa cultura, na qual prevalece o malandro e esperto, e onde os chamados nerds/cdf/geeks ou trabalhadores sao desmoralizados e desvalorizados.

    ResponderExcluir
  2. Também tem que ver o lado do atleta. Não é certo usufruir e depois 'se vender', mas se o atleta não se sentir valorizado representará uma cidade que 'o valorize'.

    ResponderExcluir
  3. Realmente, é um assunto a ser discutido com muita calma, concordo com o comentário do Geovani, realmente o atleta que não se sente valorizado representará uma cidade que o valorize, porém também tem de se analizar um outro ponto, em muitas modalidades acontece de o atleta se sentir superior aos demais, e se acomodar pensando que já está com sua vaga garantida,devido a isso e levado pela opinião de outros técnicos e treinadores, o atleta não participa de eventos locais a exemplo os circuitos municipais aqui em nossa cidade, que são para muitos dos treinadores uma maneira de avaliar os atletas para suas equipes.

    ResponderExcluir
  4. Muito bem lembrado Evandro, tanto os torneios locais como os horários de treinamentos são feitos para justamente avaliar os atletas e selecionar os melhores para as seleções da cidade. Contudo alguns atletas e professores não querem participar desses eventos, mas cobram suas vagas nas equipes e ainda reclamam que a secretaria de esportes não oferece condições para o desenvolvimento do esporte na cidade. Só para constar os eventos que eu lembro de 2011: 3 etapas do circuito municipal, JEM, Fase Regional dos Escolares, Final dos Escolares, 2 etapas do Circuito dos Campos Gerais, Copa SESC, Circuito PG 2º Semestre, Classificatório do PR, Final do PR, Paranaense de Rápido e Primavera (tudo isso em 2011 hein). Vamos pensar um pouco e ver quais atletas participaram da maioria desses eventos lembrados e quais professores estavam neles, para depois criticar ou elogiar alguém!

    ResponderExcluir
  5. Bem, como todos sabem sou técnico de Piraí do Sul, ano que vem completo 15 anos de serviços prestados frente ao Clube Municipal de Xadrez Prof. Hélio Saldanha. Além disso atuo na vice-presidência técnica da Fexpar.
    De fato uma questão polêmica, ao que parece existem muitos lados, muitas versões e cada "dono" de versão tem a sua verdade. Ao que me consta tanto um quanto o outro tem sua parcela de razão em reclamar (o município e o atleta), mas vamos a uma exemplo prático, considerando o xadrez, o que o atleta quer é jogar e não ser lembrado apenas em época de jojups ou japs, ele quer ter a oportunidade de sair e jogar grandes competições, mostrar serviço contra outros adversários, melhorar como jogador. É certo porém que por motivos de vagas limitadas nas equipes nem todos tem o prazer de representar suas cidades e sendo assim acabam procurando outras equipes que tenham interesse. As merrecas citadas no texto são de certa forma ofensiva (minha modesta opinião), afinal de contas o que é merreca para o autor pode ser importante para o atleta q recebe e, que muitas vezes nem essa merreca recebe em seu município.
    Não critico aqui o município em si, não tenho esse direito, pq não sei o q se passa nos bastidores, mas defendo sim o lado do atleta que não tendo oportunidade busque alguma equipe que o valorize mais, e não digo isso pelo dinheiro, digo é pelo respeito mesmo, pela consideração que deve-se ter por quem representa a cidade.
    Tenho atletas convidados que representam Piraí do Sul e muito bem, e são tratados da mesma forma, respeito e consideração q os locais. Em todos os torneios que vamos eles tbm vão. O que quero dizer é o seguinte: o ATLETA NÃO QUER SER LEMBRADO APENAS NOS JOJUPS OU NOS JAPS ELE QUER SIM PARTICIPAR DE OUTRAS COMPETIÇOES IMPORTANTES. Ponta Grossa, por ser uma cidade grande tem vários ótimos treinadores e que por vezes ficam frustrados por que seus alunos nem sempre tem a chance de poder estar nas equipes ou de receber algum auxilio.
    Aqui nos eventos abertos, todos vão! Se algum dia algum atleta meu for convidado para jogar por outro município ele é livre para escolher o que for melhor para ele. Sem represálias, sem magoas, afinal, nossa idéia é criar não somente atletas, mas principalmente cidadãos que tomem suas próprias decisões.

    ResponderExcluir
  6. Acredito que a partir do momento que o atleta passa a receber algum tipo de ajuda do município, ele está se comprometendo a vestir a camisa do mesmo, caso seja convocado, pois é a cidade que está dando a oportunidade para o atleta mostrar serviço.

    Quanto a questão de ser valorizado ou só ser lembrado em época de jogos discutida acima, acredito que depende principalmente dos resultados que ele obtém. Aquele que se destaca, é lembrado o tempo todo, logo, é valorizado. Mas quem apenas "participa", muitas vezes sem nem dar trabalho aos adversários, não vai atingir uma posição de destaque e não será valorizado. Ser uma "promessa" ou ter apenas talento, mas não ter resultados pouco interessa para aqueles que estão do lado de fora. Gostando ou não, no final das contas o que realmente interessa para as pessoas é simplesmente o RESULTADO.

    Outro ponto a se considerar é a questão do "assédio" que técnicos de outras cidades fazem para o atleta, mesmo sabendo que ele pretende jogar pelo próprio município, utilizando-se, para isso, de vários artifícios, tais como uma conversa aqui.... outra ali.... oferecendo alguma coisa, etc., o que acaba influenciando o atleta, que ainda é imaturo e inexperiente, a tomar decisões precipitadas e muitas vezes errôneas.

    ResponderExcluir
  7. Acho particularmente que estamos apenas vendo o lado nosso como técnicos e professores, como foi comentado, cada jogador tem seu direito de escolher por qual clube irá jogar, mas acredito que quando se veste a camisa de um clube ele tem de fazer pelo esporte e não por motivos pessoais que estão além dele, gostaria de ver comentários de outros jogadores sobre esse assunto.

    ResponderExcluir